As variadas formas, as diferentes cores, os inumeráveis perfumes existentes na natureza, são dádivas a presentear aquele que contempla, observa e ama o que à sua volta existe.” Teresa de Calcutá

Leis Naturais e Imutáveis - Parcela Inteligente - Por Carlos Yates e Wilson Candeias

e) Parcela Inteligente – VIBRAÇÕES DA INTELIGÊNCIA UNIVERSAL

Pode-se dizer que tudo no Universo se inicia como parcela, se organiza e se mantém com base nesta, pois a essência da vida não está ao acaso, isolada, tudo se inicia interligado. Pode-se destacar também que as relações dessas parcelas inteligentes, nos mais ínfimos patamares, evoluem, crescem e caminham pela vibração e se alimentam dessa mesma essência, que aqui vamos chama-la de verdade e a perseguem para encontrá-la em níveis mais amplos e profundos.

Assim, no Universo tudo se configura pela vibração, desde essa mais ínfima e incipiente parcela até a máxima Inteligência do Universo, onde só há uma verdade, a essência da verdade absoluta e perfeita.

"No Universo nada está estático, isto é, tudo está vibrando, há uma cadeia infinita de vibrações em sintonia. E, é uma sintonia harmônica que estabelece toda a sinergia do Universo." Valdir Aguilera

Ora, esta ínfima parcela inteligente está imersa em um oceano vibrátil, verdadeiro, harmônico e em contínua expansão, portanto faz parte dele, então, também vibra, mas sempre junto ao sabor dessa verdade, nominada Inteligência Universal. Assim, essa parcela da inteligência não conhece outra forma de movimento, além da vibração, pois não existem outras leis no universo, elas são verdades únicas e imutáveis.

Portanto, entende-se que essa parcela inteligente é semelhante a todas as demais parcelas aí mergulhadas, pois iniciam da mesma essência, assim se identificam, e se alimentam somente dessas leis, que são essenciais, generosas e verdadeiras, mas, sabe-se que qualquer parcela inteligente, por mais evoluída que seja ainda é incipiente perante as leis verdadeiras, essenciais e absolutas existentes na grandiosidade no oceano vibrátil do Universo.

Qualquer parcela inteligente vibra em consonância com o meio onde se iniciou, e automaticamente, absorve características desse meio, e a nada vindo dele oferece resistência, porém, quando a parcela inteligente por algum motivo vibra fora das leis naturais, universais e imutáveis, o meio vibrátil universal transforma-se numa barreira poderosa, e a parcela inteligente estaciona a sua evolução.


"A parcela inicia sua evolução no átomo." RACIONALISMO CRISTÃO, 45ª edição.

Num sistema organizado, como no átomo, onde as parcelas da Inteligência Universal primeiramente fazem a sua incursão, milhares de parcelas vibráteis estão sujeitas a ajustarem suas vibrações, adequando-se às novas necessidades funcionais para agir em conjunto com as semelhantes constituindo a unidade atômica. Pode-se citar, como analogia, o homem que migra da zona rural para cidade, e que, passando a viver então dentro de nova realidade, forçosamente ajustará seu comportamento.

No campo vivia livre, numa densidade demográfica baixa, e agora na cidade vive juntamente com uma grande população, semelhante a ele, mas, por força de sobrevivência executando novos tipos de tarefas e auxiliando a cidade.

Então, entende-se que todas as parcelas no átomo são como operários a trabalhar em vibratilidade como numa grande cidade, entre acertos, desacertos, agravos e desagravos, e se alimentam do mesmo composto universal.

Vale lembrar, que, nesse caminhar, a parcela da inteligência universal, somente é perfeita na essência dos momentos iniciais. Mas cada uma vai cumprindo uma missão, tendo um caminho próprio, construindo assim arranjos cada vez mais complexos, diferenciados e individuais, e vai perdendo contato com a vibração perfeita na qual se inseria no início, livre e completamente imersa no universo infinito, tal qual o homem do campo que nasceu ali, e dedicava sua vida àquilo que fazia e desfrutava de grande grau de liberdade individual.

Mas, quando a parcela inteligente adentra no ambiente organizado do átomo que é delimitado, e limitante à mesma, ela deixa de atuar dentro de sua vibração harmônica inicial, pois, aglutina-se a outras, também já fora de suas características iniciais.

Essa parcela inteligente, agora imersa numa nova e diferente comunidade, deslocada de sua essência inicial, sente-se aprisionada num novo caminho onde não há possibilidade de retorno, mas não perde sua essência inicial, apenas deixa de vibrar livre e harmonicamente com o infinito cósmico de vibração e passa então a vibrar necessariamente de acordo com as novas funções que lhe são atribuídas dentro do corpo do átomo.

Nesse processo vai se "especializando" e tornando-se capaz de executar novas e mais importantes tarefas. Sua liberdade vai diminuindo à medida que obedece a novas leis de ação e reação, mas seu cabedal de informações e seu poder crescem até o momento em que possa finalmente comandar o átomo como um todo, tal e qual um indivíduo que vivendo em uma cidade se torna seu prefeito.

Podemos lembrar que a história das civilizações está recheada de povos que trataram de buscar por sua liberdade, por exemplo: a fuga dos hebreus do Egito, ou nos dias atuais, povos que fogem de países do Oriente Médio e, estão buscando refúgio na Europa, e que apesar de todo sofrimento, faz evoluir a quem se evade das rústicas condições de vida.

Mas, também é evidente que ninguém se sente confortável fora da harmonia do seu habitat natural, assim a chegada de quem busca alento afetará a harmonia reinante, e os atritos serão inevitáveis. O poder reinante nas cidades se fará por valer para que o progresso seja mantido como o melhor caminho.

"No plano físico, a força evolui atuando em sistemas cada vez mais complexos. Quanto mais complexo o sistema sob domínio da força, mais variadas são as vibrações que ela pode produzir." Valdir Aguilera.

Entretanto, todos têm a mesma essência inicial e por se alimentarem das mesmas leis naturais e imutáveis, tornam-se semelhantes na sua formação individual, que os faz crescer, uns mais outros menos, o que os diferencia nessa incessante busca entre erros e acertos.

"O espírito muito terá que se aperfeiçoar para, num futuro distante, a sua luz poder se confundir com a luz imensa da FORÇA CRIADORA." Antão José Lopes da Luz.

A partir do instante em que, a parcela inteligente se esclarecer e fortificar espiritualmente, e como espírito fora da matéria conseguir superar a matéria densa adentrando na 18ª categoria espiritual, reconquista a harmonia perdida ao longo do seu caminho. Na sua longa jornada foi alimentando-se das leis naturais e imutáveis, foi desenvolvendo-se intelectiva e emocionalmente, aproximando-se mais racional e idealisticamente da essência da verdade absoluta, harmônica e perfeita da Inteligência Universal.

"A partícula da Inteligência Universal (Força), a dado momento se individualiza dessa Força Criadora e vem a um planeta físico para processar seu progresso e um dia regressar à sua fonte de origem. Portanto, sempre fomos e continuaremos a ser parte integrante dessa FORÇA TOTAL." Antão José Lopes da Luz.

É o mesmo que dizer que todos são semelhantes, e que dentro das mesmas leis naturais e imutáveis, todos convergem para o mesmo GRANDE FOCO VIDA DO UNIVERSO.

Bibliografia:
Aguilera, Valdir. As Vibrações da Força, Gazeta do Racionalismo Cristão, 2007
Aguilera, Valdir. Planos Astrais, Gazeta do Racionalismo Cristão, 2007
Aurélio, Dicionário da Língua Portuguesa
Candeias, Wilson. Corrente Fluídica – Um marco na humanidade, Vida Eterno Crescimento
Chauí, Marilena. Filosofia, 2001
Couto, José Gonzalo Villaverde. Introdução ao estudo da Composição do Universo, Gazeta do Racionalismo Cristão
Fujimoto, Julia Tieko. Gravitação Universal, 2006
Guedes, Antônio Pinheiro. Ciência Espírita. Rio de Janeiro, Editora Centro Redentor, 8ª ed. 1992
Jesus, Felino Alves de. A ação dos espíritos. Trajetória evolutiva. Rio de Janeiro, Editora Centro Redentor, 7ª ed. 1991
Luz, Antão José Lopes da. Discurso 106º Aniversário de Fundação do Racionalismo Cristão. Um Farol na Margem Sul do Tejo
Mattos, Luiz José de. RACIONALISMO CRISTÃO. Rio de Janeiro, Editora Centro Redentor; 45ª ed.
Michaelis, Moderno Dicionário da Língua Portuguesa
Polac, Luiza A.C. Verso e Reverso: A Ordem no Universo - 2006
Ribeiro, Moyses Martins. O Espírito e a Natureza do Universo, 1ª ed. 2006
Ribeiro, Moyses Martins. O Espírito e a Natureza do Universo, Ensaio 2008
Silva, Glaci Ribeiro da. Uso terapêutico do fluido cósmico, Gazeta do Racionalismo Cristão, 2007
Uchôa, Darcy de Mendonça, Ensaios de Filosofia de Vida, 1989
Yates, Carlos Alberto Aires. Uma visão espiritualista do tempo e espaço, Gazeta do Racionalismo Cristão, 2006

Leis Naturais e Imutáveis - Vibrações da Inteligência Universal
Por Carlos Yates e Wilson Candeias