As variadas formas, as diferentes cores, os inumeráveis perfumes existentes na natureza, são dádivas a presentear aquele que contempla, observa e ama o que à sua volta existe.” Teresa de Calcutá

Leis Naturais e Imutáveis - Leis Humanas - Por António Baptista de Pina Tavares

As leis naturais e imutáveis são os limites que definem os parâmetros de como tudo deve se comportar para que haja permanentemente a integração e a harmonia de todas as coisas que existem no universo.

Comportamentos fora desses padrões significam que as leis não estão a ser aplicadas como devem ser e, por conseguinte, medidas corretivas são tomadas, obrigatoriamente, para  a reposição da ordem do funcionamento correto das leis naturais porque estas devem ser cumpridas sempre.

Estes limites são sempre imutáveis e, por isso, constituem um objetivo que deve ser feito, alcançado por cada um e todos, ao longo da sua evolução.

Isso quer dizer que nós trabalhamos para progredir com o objetivo de vir, paulatinamente, fazer tudo que esteja enquadrado nestes contornos.

Para isso, efetuamos procedimentos e atos que variam em função de cada época histórica em que nos encontrarmos.

E esses atos são, na prática, os nossos direitos e deveres praticados por todos nós no âmbito privado, da família, da sociedade, das instituições, dos partidos políticos, das religiões, do governo, dos tribunais, das empresas, das escolas, das organizações sem fins lucrativos, ou seja, são procedimentos de vida que desempenhamos e praticamos diariamente no cumprimento das nossas obrigações e responsabilidades, individual e/ou coletivamente, em qualquer momento e lugar, criando vários mecanismos e formas de intervenção.

E isso tudo, designamos de leis humanas.

Assim, as leis humanas, de uma forma vulgar, são as normas (procedimentos) de conduta para conosco próprios, com os nossos semelhantes e com a natureza, enfim, são os nossos relacionamentos com tudo o que existe no universo e que  devem ser instituídos  em normas, procedimentos, hábitos e rotinas constantes de comportamentos e sobre os quais exercemos os nossos direitos e deveres.

Por isso, as leis naturais e imutáveis são os procedimentos corretos, enquanto as leis humanas são procedimentos que variam em relação ao nosso estado de evolução moral e, gradativamente, vão chegar a aquelas quando ambas virem a representar o mesmo objetivo, fundindo estas com aquelas.

Leis Naturais e Imutáveis - Leis Humanas
Por António Baptista de Pina Tavares