As variadas formas, as diferentes cores, os inumeráveis perfumes existentes na natureza, são dádivas a presentear aquele que contempla, observa e ama o que à sua volta existe.” Teresa de Calcutá

Quando a Partícula da Inteligência Universal recebe o nome de espírito - Por Rute Helena Macário

É longa a trajetória evolutiva da Partícula Individualizada do Todo Universal.

"Uma única partícula é tão importante quanto o próprio Todo, porque este não pode existir sem ela, que é indestrutível e inseparável dele."

A partícula de Força inicia sua jornada desprendendo-se do Todo e contínua ininterrupta, sem alterações e nas mesmas condições de igualdade e com os mesmos atributos de sua fonte de origem (o Todo Universal).

CLIQUE para ouvir a Limpeza Psíquica

A Filosofia Espiritualista Racionalista Cristã nos explica que tudo resulta de um processo evolutivo organizado pela Inteligência Universal.

O Universo é composto única e exclusivamente de Força e Matéria.

Existindo apenas no Universo, transformação da Matéria e evolução da Força.

Assim sendo a Força se utiliza da matéria e a transforma em matéria organizada e por esta ação, formam-se inúmeros outros corpos.

A Força utilizando-se da Matéria começa sua evolução nas subdivisões do átomo e logo em seguida passa à compor as moléculas.

Nessa evolução construtiva, agregando e desagregado corpos, as vibrações da Força vão aumentando, seu grau de inteligência vai se acentuando e expandindo até completar o ciclo primeiramente pelo reino mineral.

Assim vai passando subsequentemente para o reino vegetal e em seguida para o reino animal, aí já constituindo organismos microscópicos onde sua manifestação é apenas vibratória.

Avançando na escala evolutiva, passa a formar corpos de maior ação, dando demonstrações além de sua capacidade vibratória, aflorando aí o ensejo de movimento e locomoção, atestando a manifestação da inteligência.

"A marcha evolutiva do espírito para a perfectibilidade é interminável; a perfeição está no infinito que é o Grande Foco." Por Pinheiro Guedes

A partícula de Força prossegue sua marcha evolutiva percorrendo e completando o ciclo das formas viventes, mudando de um corpo para outro e passando pelos reinos, mineral, vegetal e animal onde já se faz notar as vibrações de inteligência e raciocínio.

Apenas recebe o nome de "espírito" quando a partícula de Força já adquiriu e se desenvolveu suficientemente para animar um corpo humano.

No reino animal ainda não possui o raciocínio completamente desenvolvido, o que chamamos "irracionais", pois suas ações são instintivas, agem por necessidade básica e instinto de defesa.

Só recebe a designação de espírito, quando for capaz de organizar por si só um corpo mental para gerar pensamentos sucessivos, ininterruptos e consequente livre arbítrio.

CLIQUE para ouvir
a Limpeza Psíquica
Daí para frente estará por sua conta e risco, processando sua evolução e conquistando sua maior purificação.

"As Partículas da Inteligência Universal, em obediência às Leis Naturais e Imutáveis, incitam e movimentam os diversos reinos da natureza, estabelecendo a Vida em todos os seres orgânicos e inorgânicos, desde a pedra aos metais, aos vegetais, aos animais e ao gênero humano. Todos estão em constante ascensão para a Luz, para a sua fonte de origem, que é o Grande Foco, incitador de tudo quanto existe. Assim vão elas, essas partículas da Força, passando por todos os corpos dos reinos da natureza, em evolução, em constante purificação, e assim, cada vez mais aumentando a sua Luz, a sua Força, para cumprimento do Dever e confundir-se com a Luz, de onde partiram para este e outros planetas." Fernando Faria

Quando a Partícula da Inteligência Universal recebe o nome de espírito - Por Rute Helena Macário

Fontes de Pesquisa:

- Livro básico Filosofia Espiritualista Racionalista Cristã - Luiz de Mattos

- A VIDA FORA DA MATÉRIA - Luiz de Mattos

- Ciência Espirita - Pinheiro Guedes

- A chave da sabedoria - Fernando Faria