As variadas formas, as diferentes cores, os inumeráveis perfumes existentes na natureza, são dádivas a presentear aquele que contempla, observa e ama o que à sua volta existe.” Teresa de Calcutá

Leis Naturais e Imutáveis – São o que devemos ser – Por António Baptista de Pina Tavares

Que são leis naturais?

As leis naturais são princípios que regem a harmonia e a integração do universo.

Tudo o que existe no universo está sujeito à aplicação obrigatória e perene de princípios, que são leis naturais, que definem e determinam os parâmetros e os limites de como tudo deve funcionar normal e corretamente.

O homem, uma molécula, um metal, um pedaço de madeira, o ar, um átomo, os comportamentos, os fenómenos sociais, a sociedade, um animal, os fenómenos mentais, uma planta, os fenómenos ambientais, uma subpartícula atómica, as propriedades de forças da física quântica, enfim: tudo o que é visível ou não, conhecido ou não, é parte constituinte do universo e está sujeito às leis naturais.

Estas nos indicam as coordenadas exatas de como tudo deve ser feito, corrigido, construído e utilizado corretamente. Como se deve formar e utilizar corretamente os elementos constituintes da matéria; como as subpartículas, o átomo, a molécula e outros elementos devem ser formados, movimentados e utilizados corretamente; como deve uma planta ser constituída, desenvolvida e utilizada corretamente; como um minério deve ser formado, utilizado e exercer as suas funções corretamente;

como deve o ambiente ser formado, utilizado e cumprir as suas funções de uma forma correta; como o homem deve pensar, atuar, sentir, agir e evoluir, em todos os domínios, seja no âmbito pessoal, seja no âmbito da família ou seja no âmbito coletivo, corretamente, e como ele deve usar e aproveitar tudo de uma forma útil, racional e correta; enfim as leis naturais dão-nos as formas corretas de como tudo deve ser feito, desenvolvido e utilizado para que haja ordem e integração no universo.

O homem, o que faz e/ou não faz, isto é, as suas relações consigo próprio, com os seus semelhantes, com outros seres, com os outros elementos do universo, bem como com tudo o que existe, por mais ínfimo que seja, de forma individual ou coletivamente, só funciona corretamente se estiver em conformidade com os princípios que são designados por leis naturais.

No âmbito geral, as leis naturais ditam e determinam a forma correta de funcionamento e utilização de tudo o que existe no universo. E quando algo não funciona corretamente, não há aplicação das leis naturais. Mas, estas devem e têm de ser aplicadas. Pois, as leis naturais que contêm sempre formas corretas de como tudo deve funcionar, também permitem a verificação de quando houver seu incumprimento e determinam as formas de correção, ou seja, que medidas devem ser tomadas para a sua reposição normal.

Assim, as leis naturais devem ser cumpridas sempre e, no caso do seu incumprimento, elas próprias determinam os mecanismos para a sua reposição, retomando, desta maneira, a sua aplicação correta como forma normal da sua atuação.

Na realidade as leis naturais têm tudo sobre como devemos ser, decidir, fazer e proceder corretamente; têm o como devemos avaliar a sua aplicação; têm o como detetarmos as anomalias e, ainda, têm o como devemos acionar as correções para a reposição da sua normalidade.

No âmbito particular, as leis naturais são o que devemos ser, fazer, corrigir sempre, para que haja progresso. Sendo assim, as leis naturais são os elementos constituintes da nossa vida. Elas são a nossa própria vida, ou seja, o que somos e devemos fazer corretamente. Elas são os nossos procedimentos e atitudes corretos que praticamos no dia-a-dia. Por isso, as leis naturais são os nossos direitos e deveres corretos.

As leis naturais são a linha orientadora de conduta correta que deve ser trilhada para que a vida seja construída na base de harmonia de tudo o que existe no nosso mundo e no universo.

As leis naturais atuam em tudo, elas têm utilidade prática conscientemente e alcance só quando são conhecidas, interpretadas, assimiladas e materializadas pelo homem para a sua integração em todas as suas dimensões e planos de intervenção particular e coletiva no seu planeta, em particular, e no universo, no seu todo.

De modo geral, ao dispor do homem, as leis naturais regem o universo com a finalidade última de aperfeiçoar e melhorar sempre a conduta moral.

É, desta forma, que devemos, em particular, ver as leis naturais, na sua relação com o homem, não obstante estarem presentes em tudo o que existe no universo e, por conseguinte, antes da existência do homem no nosso planeta.

Leis naturais e imutáveis - São o que devemos ser

Por António Baptista de Pina Tavares