As variadas formas, as diferentes cores, os inumeráveis perfumes existentes na natureza, são dádivas a presentear aquele que contempla, observa e ama o que à sua volta existe.” Teresa de Calcutá

Leis Naturais e Imutáveis - Ação permanente da força sobre a matéria - Por Carlos Yates e Wilson Candeias

Clique para OUVIR a Limpeza Psíquica

O que é a vida senão a ação permanente da força sobre a matéria.


A composição do universo está repleta de força e matéria, a força é ativa, transformadora e inteligente, enquanto a matéria é passiva e plasmável, uma compõe a outra decompõe.

Sua ação é mecânica; composição e decomposição, agregação e desagregação.

Clique para OUVIR a Limpeza Psíquica
Segundo Darcy de Mendonça Uchôa, em seus Ensaios de Filosofia de Vida (1989:26) "a matéria inerte não pode perceber por si mesma, ela é acionada por energia de vida e por algo que lhe dá sentido e significação. O conceito de significação transcende os de matéria e energia, parecendo já estar aí a categoria da inteligência, do intelectual, do espirito enfim".

A força se mantém por leis comuns, naturais e imutáveis; comuns, a todos sem exceção; naturais, é a lógica no processo da evolução; imutáveis, por serem absolutas, a exatidão, a certeza e a perfeição.


Clique para OUVIR a Limpeza Psíquica
Ainda, segundo Darcy de Mendonça Uchôa, em seus Ensaios de Filosofia de Vida (1989:66) "há assim vida em todos os reinos: do mineral ao homem, do inorgânico ao orgânico, do vírus, do micróbio, da ameba ao homem, há vibração, movimento, vida desde as partículas subatômicas, do infinitamente pequeno ao macrocosmo, isto é, planetas, sóis, galáxias, universos conhecidos e por conhecer".
Clique para OUVIR a Limpeza Psíquica


As leis naturais e imutáveis excedem a tudo que conhecemos e também são descritas por alguns autores como forças cósmicas, ou fluídos cósmicos. Então, pode-se dizer que é a ação do potencial de cada elemento da química, somada as energias naturais, ou seja, a força somada ao calor, à luz, ao som, à eletricidade, ao magnetismo, a umidade e aos ventos, gera transformação da matéria.

Também, pode-se afirmar que as leis naturais e imutáveis, forças cósmicas, ou fluídos cósmicos, estão presentes em todo o universo, são partes da "força criadora", é o reino mineral que passa para o reino vegetal e atinge o reino animal, projetando-se no hominal, com a premissa da evolução para alcançar o reino espiritual, libertando-se definitivamente das leis da matéria.

Clique para OUVIR a Limpeza Psíquica

E segundo a médica Glaci Ribeiro da Silva em seu artigo O Uso Terapêutico do Fluído Cósmico, (2007) "O fluido cósmico é também chamado de vital; ele acompanha o átomo, a molécula, a célula porque é o elemento essencial que penetra e envolve tudo. É essa a Matéria que Luiz de Mattos – o grande Mestre espiritualista fundador do Racionalismo Cristão –, afirma serem, juntamente com a Força, os dois únicos constituintes do Universo; é sobre ela que essa Força Criadora age, moldando-a e fazendo de acordo com as leis do Universo o que lhe apraz, tanto neste planeta como fora dele."


Como a força caminha por ondas vibratórias em frequência definida para cada plano, e, no plano físico é pela vontade, ou pelo atrito, que se vai apurando conhecimentos, gerando a evolução, quer seja, e nas tentativas do fazer, do aprender, ou pelo sofrimento, principalmente quando o homem estuda por soluções para minimizar os sofrimentos, individual ou coletivo, passo a passo, assim o homem vai conquistando conhecimentos, gerando a evolução da humanidade.


Podemos citar como exemplo, nas famílias, onde pais e filhos com acervo de conhecimentos e comportamentos diferentes convivem o cotidiano, onde as dificuldades ocorrem a cada instante, laboratórios perfeitos para o exercício das virtudes, cultivo dos bons exemplos como a amizade, a satisfação no servir, a paciência, a tolerância, a gentileza, a transparência, a lealdade, a sinceridade, a moral, o respeito, o caráter e o bom humor, valores que lubrificam e expandem ainda mais os atributos do espírito e fortalecem a família, com mais espaços para evoluir no aprender.
Clique para OUVIR a Limpeza Psíquica
A alegria, a satisfação da bonança e a superação dos sofrimentos, gerando o amor espiritual.

Leis Naturais e Imutáveis - Ação permanente da força sobre a matéria
Por Carlos Yates e Wilson Candeias